Redes socials

quarta-feira, 8 de julho de 2020

 Mestre Chuvisco & Professora Railda Barreto                                                                             Conta a história da rainha Nzinga.Confira

Ana de Sousa, assim chamada após seu batismo, mas nascida Jinga ou Ginga Ambande ou Ambandi, foi angola do Reino do Dongo de 1624 a 1626 e mais tarde do Reino da Matamba de 1630 até sua morte em 1663.
Nascimento1583, Angola
Falecimento17 de dezembro de 1663, Reino da Matamba
Nome completoAna de Sousa  Nzingha Mbande

ORIGEM DA PALAVRA GINGA

A Ginga é uma movimentação básica da capoeira. É o conjunto de movimentos que permitem a capoeira a falsa aparência de uma dança.
O objetivo da ginga não é oferecer ao oponente um alvo fixo, ocultar uma violação do capoeirista e enganar ou adversário, geralmente induzindo um ataque e dando ao capoeirista uma possibilidade de contra-atacar com eficiência. O termo mandato é popularmente usado como definir um capoeirista que utiliza uma forma eficiente, induzindo ao adversário uma queda em uma armadilha. Uma boa aplicação de ginga torna-se o capoeirista  imprevisível e difícil de ser golpeado, seja durante o jogo da capoeira ou em um combate.
A palavra Ginga no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa apresenta os seguintes formatos:
ginga  s. f.
3ª pess. cantar. pres. ind. de gingar
2ª pess. cantar. criança levada. de gingar
gin · ga
(derivação regressiva da gengiva)
substantivo feminino
1. Espécie de controle remoto, suportada em um encaixe na popa, faz o andar de uma embarcação.
2. Movimento do corpo de um lado para outro. = MENEIO
3. [Brasil] Caneco, munido de cabo longo, que serve para caldeirar ou caldo de uma tacha para outros engenheiros de .bangué.
4. [Moçambique] Bicicleta.
Confrontar: ginja.
Palavras-chave: gingação, gingar, gingador, ginguista, gingante, jamegão, ginja.
gin · gar - Conjugar
(origem obscura)
verbo intransitivo
1. Bambolear-se ao andar.
2. [Náutica] Navegar ou remar com ginga.
3. [Regionalismo] Troçar, chalacear.
4. [Portugal: Fundão] Recusar-se com modos desdenhosos, a aceitar um pedido.
5. [Moçambique] Dar nas vistas. = OSTENTAR, PAVONEAR
Mas uma outra vertente segundo alguns historiadores da palavra GINGA tem origem na rainha guerreira Nzinga Mbandi Ngola (1581-1663).Conhecida como “Rainha Ginga”,soberana de Matamba e Angola, essa mulher foi uma das maiores guerras e líderes da história mundial. Com agilidade política e armas comandadas por uma resistência contra os portugueses pela liberdade, lutando durante 40 anos na ocupação colonial e no comércio de escravos no seu reino.
Contemporânea a Zumbi sua resistência influenciou como guerras dos quilombos no Brasil. A Rainha Ginga morreu aos 82 anos, sem nunca ter sido submetida a portugueses.
Tida como uma rainha orgulhosa e selvagem, possuía cinquenta ou sessenta jovens rapazes com quem ela dava nomes e roupas de mulher, enquanto ela não era exército usava nome  de homem, para comandar com mais autoridade. Ciumenta, e para testar a fidelidade desses jovens que ela chama de concubinos, deixando-os conviver com outras mulheres, mandando, no entanto, espiar ou executar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário