Redes socials

sábado, 11 de maio de 2019

TRISTE E VERGONHOSA HISTÓRIA.

  Como era um navio negreiro da época da escravidão?  

Entre fezes e temperaturas de até 55 ºC, comia-se apenas milho e bebia-se só meio litro de água por dia



O navio negreiro – ou “tumbeiro” – foi o tipo de cargueiro usado para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo negros se metiam no “infame comércio”. Os traficados eram, na maioria, meninos e jovens de 8 a 25 anos. Isso mudou nos últimos anos do tráfico. “Tudo quanto se podia trazer foi trazido: o manco, o cego, o surdo, tudo; príncipes, chefes religiosos, mulheres com bebês e mulheres grávidas”, disse o ex-traficante Joseph Cliffer, em depoimento ao Parlamento Britânico, em 1840. Como não havia fabricação de navios apenas para o comércio de escravos, até hoje já foram identificados pelo menos 60 tipos de embarcações adaptadas como tumbeiros. Se houve uma regra, é que eles ficaram menores e mais velozes no século 19, à medida que o tráfico se tornou ilegal e passou a ser perseguido pela política antiescravista dos ingleses a partir da aprovação da lei Bill Aberdeen, em 1845.


Veja como era a terrível viagem dos escravos do século 19




DANÇA TRISTE
Alguns traficantes levavam grupos de escravos adultos para o convés e os obrigavam a fazer exercícios físicos. Sob a ameaça da chibata, os negros tinham de dançar e cantar. O resultado era um “espetáculo” melancólico, que dominava o 


                              Banco de imagens iStocK Economize Hoje Mesmo
 Banco de imagens
CLIK NA IMAGEM

DANDO BANDEIRA
Autorizada por acordos com outras nações, na luta contra o tráfico a Inglaterra seguia e vistoriava navios suspeitos em alto-mar. Como os Estados Unidos não permitiam essa vistoria, barcos negreiros de várias nações hasteavam a bandeira americana para passar por baixo do nariz dos ingleses.



TERROR INFANTIL
Além dos cerca de 20 tripulantes, apenas crianças podiam circular livremente no convés. Mas o rolê não era nada agradável. “Os jovens tinham acesso, mas muitos pulavam para fora do navio, pensando que seriam comidos”, afirmou aos ingleses o escravo Augustino, traficado aos 12 anos



PIOR QUE O SAARA
“Houve um companheiro tão desesperado pela sede que tentou apanhar a faca do homem que nos trazia água. Suponho que foi jogado ao mar”, disse o escravo Mahommah Baquaqua. Entre fezes e temperaturas de até 55 ºC, comia-se apenas milho e bebia-se só meio litro de água por dia


MOVIMENTO NEGRO
Rebeliões eram frequentes. E algumas revoltas resultavam na conquista da embarcação pelos escravos, como a do navio Amistad, em 1839. Outras, porém, como a do Kentucky, em 1845, acabaram com a morte de todos os escravos rebeldes, cujos corpos foram lançados ao mar


BANHO DE GATO
Para a higiene bucal, os escravos faziam bochechos com vinagre. Para limpar o corpo, só podiam se enxaguar duas vezes durante toda a viagem. Muitos padeciam de graves infecções oculares e intestinais, e os que não morriam chegavam moribundos ou cegos


ESTANTE HUMANA
Os traficantes dividiam o porão em três patamares, com altura de menos de meio metro cada um. Presos pelos pés, mais de 500 escravos se espremiam deitados ou sentados. “Ficavam como livros numa estante”, 
disse o traficante Joseph Cliffer


RADIOGRAFIA DO TRÁFICO


Escravos que saíram
A – Serra Leoa – 66.974
B – Costa do Ouro – 80.597
C – Baía de Benin – 222.407
D – Baía de Biafra – 217.781
E – Congo e Angola – 952.937
F – Moçambique – 236.504
Escravos que chegaram
1 – Carolina (EUA) – 47 mil
2 – Cuba – 502.998
3 – Jamaica – 69 mil
4 – Guiana – 65.049
5 – Bahia – 161.883
6 – Sudeste do Brasil – 893.925
*dados de 1801 a 1862, obtidos do estudo The Trans-atlantic Slave Trade Database, da Universidade de Cambridge

A QUESTÃO DA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS. LEI ÁUREA




    A aproximadamente durante três séculos e meio, o negro foi a sustentação da economia brasileira.     Apesar disso ele era considerado um ser inferior. Muitas pessoas não consideravam o negro como um ser humano, e a violência  com que era tratado levou-o a muitas vezes a se revoltar. Muitas formas de lutas pela libertação que levaram os negros a formarem os quilombos, com destaque em especial para o Quilombo do Palmares em Alagoas.                                                                                                                                                   

                                     O BILL ALBERDEEN  e a LEI EUZÉBIO DE QUEIROZ                                
    
    No início do século XIX, O Brasil começou a sofrer pressões inglesas para acabar com o tráfico negreiro. Por duas vezes, o Brasil se comprometeu com a Inglaterra para acabar com o tráfico de negros e não cumpriu. Foi então que, a Inglaterra, em 1845, decretou o Bill Aberdeen. Onde a Marinha tinha o direito de aprisionar qualquer navio negreiro. Os traficantes perderiam os navios, as cargas e seriam julgados na Inglaterra.
    Com essa luta, os ingleses pretendiam, transformar os negros em assalariados, com poder de comprar e assim aumentariam os mercados consumidores dos produtos ingleses.                                       Cinco anos depois o Brasil acabou, com o tráfico de escravos. Em 1850 foi decretada a Lei Euzébio de Queiroz, que determinava a extinção definitiva do tráfico negreiro para o Brasil.                                  

                   POR QUE OS NEGROS NÃO COMEMORAM O 13 DE MAIO, DIA DA ABOLIÇÃO   
                                                                         DA ESCRAVATURA                                              
                                                
     A Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. Essa Lei aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. No entanto, essa data não é comemorada pelo movimento negro. A razão é o tratamento dispensado aos que tornaram ex-escravos. Porque faltou criar CONDIÇÕES para que população negra pudesse ter um tipo de inserção digna na sociedade. Disse  Luzia Barros que ex-ministra da Secretária de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
    Após o fim da escravidão, de acordo com o sociólogo Florestan Fernandes ( 1920 - 1995), Em sua obra " A integração do negro na sociedade de classes", de 1964, as classes dominantes não contribuíram para a inserção dos escravos no novo formato de trabalho.
    "Os senhores, foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepara-los para o novo regime de organização  da vida e do trabalho diz o texto de acordo com a Bairros, houve, então, um debate sobre a necessidade de prover alguns recursos a população de recém-saída da condição de escrava. Esse recurso, que seria o acesso a terra, importante para que as famílias iniciassem uma nova vida, não foi concedido aos negros. Mesmo o já precário espaço no mercado de trabalho que era ocupado por essa população , passou a ser destinado a trabalhadores brancos ou estrangeiros.
    Integrante da União de Negros pela igualdade (Unegro), Alexandre Braga explica que o 13 de maio entrou para a história do país, então não tem como negar o fato. Agora, para o movimento negro, essa data é algo a ser reelaborado, porque houve uma Abolição Formal, mas os Negros continuaram EXCLUÍDOS DO PROCESSO SOCIAL.       
    "Essa data é, desde o início dos anos 80, considerada pelo movimento negro Um dia Nacional de Luta Contra o Racismo
    Nesse cenário de exclusão e discriminação, estão acontecendo."Nos últimos anos, o governo adotou um conjunto de Políticas Sociais que, aliadas à política de valorização do salário mínimo, criou condições de aumento da renda da população negra."






                                        A INCLUSÃO DO NEGRO AINDA É META


    Apesar dessas políticas, tanto a ex-ministra quanto Braga entendem que ainda há muito por fazer.        O representante da Unegro cita algumas das expressões do racismo e das desigualdades,  no país." No congresso, menos de 9%  dos parlamentares são negros, enquanto que a população que se declara negra, no Brasil, chega a 51%. Estamos vendo  manifestações de racismo nos esportes principalmente no futebol.
                                 

                             "Ainda temos muito a caminhar, rumo a não discriminação do negro
                               Que com a abolição da escravatura, foi jogado a própria sorte."





     
                                                       Por professora: Railda Santana 
                                                                               e
                                                                  Mestre Chuvisco
Editor de Vídeos
Edite Vídeos Como um Pro. Edite Qualquer Formato de 
Vídeos. Editor de vídeo. Teste Já!

Faça o download da instalação offline do AVS Video Editor 9.0 grátis mais recente para Windows 32-bit e 64-bit. O AVS Video Editor 9.0 portátil é um editor de vídeo profissional e oferece recursos avançados de edição de vídeo e uma variedade de ferramentas poderosas para processar os vídeos.


 AQUI PARA BAIXA


Advanced SystemCare Free



Advanced SystemCare Free é uma ferramenta de otimização com todos os recursos com a qual você pode limpar e reparar seu computador para que ele funcione quase como se fosse novo. Você pode usar o recurso de limpeza do Windows para verificar o computador e melhorar muito seu desempenho, eliminando spyware e malware, entradas de registro corrompidas e arquivos inúteis que ocupam espaço desnecessário. Depois de alguns minutos, o programa mostrará um relatório completo com os locais de qualquer spyware, erros de registro, arquivos de lixo salvos e atalhos danificados que podem ser excluídos. Você também pode usá-lo para desfragmentar o registro, otimizar o sistema, aumentar a proteção, analisar o disco rígido, reparar quaisquer vulnerabilidades e otimizar o disco rígido. Na segunda guia, você pode proteger a página principal e a atividade de cada navegador da Web, aprimorar a segurança do sistema para impedir invasões, excluir históricos privados e configurar proteção em tempo real. O Advanced SystemCare Free também tem um centro de informações com conselhos sobre como melhorar o desempenho do seu computador, como a instalação de um programa anti-spyware. Ele também mostra drivers antigos e todos os aplicativos em seu PC que precisam ser atualizados, o que é importante se você quiser proteger seu computador de certas vulnerabilidades, especialmente quando se trata de programas importantes, como navegadores da web e software antivírus. NEW ADVANCED SYSTEMCARE 9: OTIMIZAÇÃO FÁCIL PARA WINDOWS Nem todo mundo é muito útil com este negócio de manter seu PC funcionando bem, o que geralmente envolve mexer com várias ferramentas para resolver problemas comuns de desempenho do computador. Consciente disso, a IOBit lançou uma nova versão do Advanced SystemCare , seu pacote de manutenção e limpeza para Windows que automatiza todo o processo sem deixar de lado um certo nível de profundidade para polir manualmente aspectos particulares de seu sistema operacional. Consulte Mais informação 

Serial Key atualizado DA824-3A1B0-1FB0A-37954 – funcionando F9B28-EB7A1-EBBF3-6B65N 37A8C-FE79B-CB895-82F5N

AQUI PARA BAIXA

terça-feira, 7 de maio de 2019