Redes socials

quinta-feira, 11 de abril de 2019

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAPÉ - BAHIA























      Realizada no dia 10 de abril de 2019 na cidade de Itapé - Ba, a IV Conferência de Saúde  com as presenças marcantes de lideranças locais como: Professores, funcionários da saúde, representantes de igrejas, o vice-prefeito,  o  secretário de saúde  dentre outras,  a participação popular, músicas ao vivo com voz e violão  trio dos meninos do Entroncamento que alegraram e deixaram o momento suave . Sendo que o objetivo foi alcançado, pois, foram formuladas, debatidas e escolhidas as prioridades na grade curricular de melhorias da saúde do município, bem como a escolha de representantes do conselho de saúde para atuarem como delegados na plenária estadual de saúde.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

AS DOZE(12) PARTES DO BERIMBAU





                Achados e criatividade do Mestre Chuvisco e Professora Railda Santana


                                                             08 de abril de 2019

Como surgiu o berimbau?

A origem se perde nos milênios, já que o instrumento nada mais é que um modelo de arco, um dos primeiros instrumentos usados pelo homem para produzir sons.


Sua origem se perde na poeira dos milênios, porque o instrumento nada mais é que um modelo de arco, um dos primeiros instrumentos usados pelo homem para produzir sons, há quase 20 mil anos. A grande dúvida dos estudiosos, até hoje sem resposta, é se foi o arco usado para atirar flechas que deu origem ao arco musical – tataravô do berimbau – ou se ocorreu o contrário. Seja como for, o instrumento ganhou a forma que tem hoje entre as antigas tribos nativas africanas. Tudo indica que ele teria chegado ao Brasil já em 1538, junto com os primeiros escravos. Aqui, ele passou a ser identificado como elemento típico da capoeira. “O berimbau é a alma dessa mistura de dança e arte marcial, definindo tanto os movimentos quanto o ritmo”, afirma a historiadora Rosângela Costa Araújo, doutoranda na USP e fundadora do Grupo Nzinga de capoeira-angola. Isso não significa, porém, que seu som hipnótico se mantenha restrito às rodas de luta.
Na África, ele marca presença como acompanhamento musical de rituais fúnebres – e no Brasil também foi usado, no século XIX, por escravos recém-libertados para atrair compradores para os doces que vendiam nas ruas. Apesar do jeitão de objeto improvisado, o berimbau é um instrumento sofisticado, capaz de emitir várias sonoridades. Numa roda de capoeira autêntica, ele costuma aparecer em trio, cada um com um diferente tamanho de cabaça (sua caixa de ressonância). Quanto maior ela for, mais grave é o som. 
                           Fonte de referência: Acervo do Mestre Chuvisco
                      Escrito por profa. Railda Alves Araujo Santana
                                       08 de abril de 2019
                    

POR QUE CAPOEIRA DE ANGOLA?



Capoeira de Angola  refere-se a toda a capoeira que mantém as tradições antes da criação do estilo regional.
Existindo em muitas partes do Brasil desde os tempos coloniais, principalmente nas cidades do RIO DE janeiro , Salvador e Recife , é impossível dizer onde e quando a Capoeira Angola começou a tomar sua forma atual. O nome Angola começa logo no início da escravidão no Brasil, quando os africanos, levados para Luanda para serem enviados para as Américas, eram chamados no Brasil de "negros de Angola", independentemente de sua nacionalidade. Em alguns lugares do Brasil as pessoas se referiam à capoeira como "jogando Angola" e, segundo Mestre Noronha, a escola de capoeira do Centro de Capoeira de Angola Conceição da Praia , criada na Bahia, já usava o nome de Capoeira Angola.ilegalmente no início da década de 1920.
O nome Angola foi finalmente imortalizado por Mestre Pastinha em 23 de fevereiro de 1941, quando abriu o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Pastinha preferia os aspectos lúdicos do jogo ao invés do lado marcial, e era muito respeitado por mestres de capoeira reconhecidos. Logo muitos outros mestres adotariam o nome Angola , mesmo aqueles que não seguiriam o estilo de Pastinha.
O ideal da Capoeira Angola é manter a capoeira o mais próxima possível de suas raízes. Caracterizado por ser estratégico, com movimentos furtivos executados em pé ou perto do chão dependendo da situação a ser enfrentada, valoriza as tradições da malícia , malandragem e imprevisibilidade da capoeira original.
formação típica da bateria em uma roda de capoeira angola é de três berimbaus , dois pandeiros , um atabaque , um agogô e um ganzuá . 
Como vimos a Capoeira de Angola foi intitulada, porém, vários mestres seguiram uma forma própria de demonstrá-la, uns com movimentos mais sutis,mandingados como em uma luta utilizando até mesmo alguns tipos de armas em seus movimentos como: navalha, faca, punhal entre outros. Isso, era usado nas rodas de rua. Outros mestres como O Mestre Pastinha que montou sua academia inseriu mecanismos que tornasse essa luta mais suave e menos agressiva.
                                       
                                     Referências acervos do Mestre Chuvisco
                                     Escrito por: Profa. Railda Alves Araujo Santana
                                                      08 de abril de 2019