Capoeira de Angola refere-se a toda a capoeira que mantém as tradições antes da criação do estilo regional.
Existindo em muitas partes do Brasil desde os tempos coloniais, principalmente nas cidades do RIO DE janeiro , Salvador e Recife , é impossível dizer onde e quando a Capoeira Angola começou a tomar sua forma atual. O nome Angola começa logo no início da escravidão no Brasil, quando os africanos, levados para Luanda para serem enviados para as Américas, eram chamados no Brasil de "negros de Angola", independentemente de sua nacionalidade. Em alguns lugares do Brasil as pessoas se referiam à capoeira como "jogando Angola" e, segundo Mestre Noronha, a escola de capoeira do Centro de Capoeira de Angola Conceição da Praia , criada na Bahia, já usava o nome de Capoeira Angola.ilegalmente no início da década de 1920.
O nome Angola foi finalmente imortalizado por Mestre Pastinha em 23 de fevereiro de 1941, quando abriu o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA). Pastinha preferia os aspectos lúdicos do jogo ao invés do lado marcial, e era muito respeitado por mestres de capoeira reconhecidos. Logo muitos outros mestres adotariam o nome Angola , mesmo aqueles que não seguiriam o estilo de Pastinha.
O ideal da Capoeira Angola é manter a capoeira o mais próxima possível de suas raízes. Caracterizado por ser estratégico, com movimentos furtivos executados em pé ou perto do chão dependendo da situação a ser enfrentada, valoriza as tradições da malícia , malandragem e imprevisibilidade da capoeira original.
A formação típica da bateria em uma roda de capoeira angola é de três berimbaus , dois pandeiros , um atabaque , um agogô e um ganzuá .
Como vimos a Capoeira de Angola foi intitulada, porém, vários mestres seguiram uma forma própria de demonstrá-la, uns com movimentos mais sutis,mandingados como em uma luta utilizando até mesmo alguns tipos de armas em seus movimentos como: navalha, faca, punhal entre outros. Isso, era usado nas rodas de rua. Outros mestres como O Mestre Pastinha que montou sua academia inseriu mecanismos que tornasse essa luta mais suave e menos agressiva.
Referências acervos do Mestre Chuvisco
Escrito por: Profa. Railda Alves Araujo Santana
08 de abril de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário