Redes socials

terça-feira, 30 de abril de 2019

QUEIMA DE JUDAS NO ENTRONCAMENTO DE ITAPÉ - BAHIA



















 

    Aqui  no Brasil, a tradição da queima do Judas, está ligada a uma herança dos portugueses na época da colonização trouxeram essa cultura que até hoje faz a festa em  algumas cidades do nosso país.
    O sentido dessa brincadeira desde quando ela foi criada, é ir a forra de quem fez o mal e penalizar o traidor. Está aí explicado, porque muitos que cultuam essa festa, costumam a caracterizar o boneco ou seja associar sua aparência com alguns políticos.
     No ultimo dia 20 de abril de 2019, Sábado de Aleluia, sairmos  em cortejo pelas ruas e praças do Entroncamento como manda a tradição, acompanhado por charanga, garotas representando a rainha e a princesa do evento as porta-estandartes, um mine trio como microfones para cantar a marchinhas de animação à festa.
     Ao chegar à praça principal, antes de queimar o judas, foi realizado o ritual do Quebra Pote, e logo após, foi feito a leitura do testamento e assim prosseguimos com a queima do judas. Tradição essa que se estende a vários anos aqui nessa cidade, sendo seu percussor João Styllus com o objetivo de não deixar morrer algumas tradições da nossa história. Contando com o apoio e colaboração de moradores locais e comerciantes e realizado pela participação de várias pessoas envolvidas como: na Bateria, no carro de som, no vocal puxando as marchinhas, no carro de bebidas, no carro de condução do Judas, na sonorização da praça, e todo o pessoal de apoio que se fizeram presentes para a realização dessa nossa festa.
               
                           
                                                                                                                                                       Editado por:Mestre Chuvisco & Railda Santana


         



Um comentário:

  1. Muito bem elaborado o texto ,meus agradecimentos à todos .juntos proporcionamos a alegria levando a cultura no nosso sangue

    ResponderExcluir