História do uso do cordão na cintura.
Olá pessoal olha só uma curiosidade da capoeira, a origem da corda na cintura ela tem muitas hipóteses na época dos hebreus, eram usadas para segurar sua batas na cintura e os pastores usavam uma especial com um couro no meio e era usada como arma de mão para atirar pedras chamado de: "Funda" o fato mais lembrado disso e a passagem de Davi e Golias. E ela, foi usada mais ou menos por volta de 1200 pela Ordem dos Franciscanos e abades como um símbolo de pobreza e simplicidade. Já, a partir da escravidão os negro a usavam como corda de segurar as calças, mas foi usado uma forma um sistema para identificar e nomear o negro veja.
LADO ESQUERDO
Identificava os negros que chegavam e ainda não tinham donos, eram estes chicoteados e maltratados.
LADO DIREITO
Os negro escravos mas que já tinham dono podendo andar em alguns lugares trabalhar mas tudo restringido pelo seu dono, tendo algumas regalias: andava melhor vestido, se alimentava melhor e não era chicoteado como os outros.
Na capoeira primeiro fato famoso foi um célebre jogador de Capoeira que foi consagrado nos versos e prosas com um cordão de ouro chamado Besouro o cordão de ouro, após esse período em 1969 se cria a primeira graduações de cordoes na Associação de Capoeira Senzala,já em 1972 foi implantado a recém Federação de Capoeira um sistema de graduação de cordões baseado nas cores da Bandeira e já nesta mês época duas associações são contra a recém atitude da federação paulista de Capoeira, sendo estas a Ass. de Capoeira Capitães da Areia e a Ass. de Capoeira Cativeiro não usando o sistema de cor e fundamento da federação por que a capoeira era escravizada pela Bandeira e em pleno regime Militar; em protesto criaram um sistema de graduação baseado nas fases da escravidão e o outro nas bases das cores da Religião Afro...
Nessas abordagens, podemos ir além com esse sistema de graduação criado por mestre Mendonça discípulo do Mestre Artur Emídio com o objetivo de regulamentar a capoeira que até então, ela não tinha regras.
Daí, foi criado uma comissão de sete mestres na Federação Carioca de Pugilismo que na época poderia, fazer o anteprojeto de regulamento de alguma luta do país. E assim foi aprovado a regulamentação da capoeira em 26 de dezembro de 1972, que passa a vigorar em 01 de dezembro de 1973 tornando a capoeira um esporte oficial.
Mas, a visão do Mestre Mendonça, em criar um sistema de graduação com as cores da bandeira brasileira, já inspirava o crescimento da capoeira e sua expansão para outros países, como vemos nos dias de hoje. Partindo daí, ele esperava que também essa nossa capoeira se tornasse um esporte olímpico.
Mestre Mendonça.Criador Dos Cordéis na Capoeira |
Mestre Chuvisco
Professora Railda
Nenhum comentário:
Postar um comentário