Redes socials

quinta-feira, 28 de março de 2019

UM DOS MAIORES ÍCONES DA CAPOEIRA CARIOCA



   Nascido em 12 de fevereiro de 1933, no Rio de Janeiro. Dermeval Lopes  de Lacerda conhecido no mundo da capoeiragem como Mestre Leopoldina, falecido aos 74 anos de idade,  sendo cinquenta de-dicados a capoeira é tema do Documentário "MESTRE LEOPOLDINA A FINA FLOR DA MALANDRAGEM", vencedor do concurso DOCTVII EM 2004 realizado pelo MINC/SAV em parceria com a TV cultura. Leopoldina frequentou a escola até o quarto ano primário. Nessa época ele vivia no meio da malandragem, conhecia muita gente que não prestava. Conheceu o capenga Bonifácio um malandro bom de briga que o ensinou a "PERNADA",  pois, lá na Central precisava aprender a brigar para se defender isso aos dezessete anos de idade. Em 1952, conheceu Quinzinho( Joaquim Perez) responsável pelos seus primeiros contatos com a capoeira no Morro da favela, hoje Morro da Providência esse contato durou um ano e meio, por morte de Quinzinho  ele ficou meio perdido em relação a capoeira. Foi aí que conheceu Artur Emídio que tinha uma Academia em Bonsucesso na época ele era o maior capoeirista do Brasil. Acostumado com a malandragem de rua, Leopoldina estranhou o pessoal que treinava na academia do Mestre Artur Emídio pois eram pessoas da elite.
    Em 1959, quando foi trabalhar com estivador no porto, teve a oportunidade de conhecer vários angoleiros, foi aí que descobriu que a capoeira que aprendeu com Quinzinho era Angola. Apesar do contato com os angoleiros ele continuou frequentando a academia do mestre pois, o mesmo queria que Leopoldina desse aula. 
     Em 1961, quando a escola de Samba Mangueira saiu com o enredo "Relíquias do Rio Antigo". Mestre Leopoldina foi convidado por um amigo, compositor da Mangueira para desfilar . Neste ano , a escola foi campeã e até 1973,  Mestre Leopoldina junto com uma turma de capoeiristas, a maioria do Grupo Senzala desfilou na Mangueira.
   Em 1989, Mestre Leopoldina saiu pela primeira vez do Brasil para mostrar sua malícia e mandinga aos europeus. A convite do Mestre Peixinho e Garrincha, ambos do Grupo Senzala, viajou para o evento de Paulo Siqueira, na Alemanha.
    Figura folclórica, Mestre Leopoldina desperta interesse e chama atenção por onde passava; jogando capoeira, cantando ou contando "causos". Foi o que chamou a atenção dos cineastas Jorge Itapuã Beiramar e Rose La Creta, ambos da Olhar Feminino Produções LTDA. Interessados pela vida e personalidade do Mestre decidiram produzir um documentário de cinquenta e cinco minutos sob o seguinte tema: Relação da capoeira com o Arquétipo do Malandro no Rio de janeiro. Narrado pelo próprio Mestre Leopoldina.
    Acometido por um de derrame Mestre Leopoldina ficando internado devido a complicações por Diabetes e sob os cuidados de sua filha Sandra, Mestre Zé Carlos e Mestre Tinta Forte, o Mestre Leopoldina veio a falecer na Cidade de São José dos campos  São Paulo, no dia 17 de outubro de 2007 às 14:30 horas.
    E assim o mundo da capoeira dá adeus a mais um ícone, que deixa seu legado para as futuras gerações de capoeiristas.

                   Fonte de pesquisa: Revista Praticando Capoeira do Acervo do Mestre Chuvisco
                    Escrito por: Professora Railda Santana ambos da Quilombo Brasil Capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário