Redes socials

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O valor Técnico e Cultural de uma Arte




                              O valor Técnico e Cultural de uma Arte

A capoeira, tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, seja utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.  
A Filosofia da Escola do Mestre Chuvisco, visa promover a Capoeira e a cultura brasileira, usando-a como um importante veículo de integração social e desenvolvimento pessoal. Divulgar nossa cultura para todos os grupos sociais, mantendo vivas nossas raízes. A Escola do Mestre Chuvisco, entende a Capoeira como uma arte interdisciplinar que engloba vários aspectos esportivos, culturais, marciais e artísticos. Elevando  o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, seja utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência. A Escola do Mestre Chuvisco procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso busca fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal. Para a Escola do Mestre Chuvisco, a Capoeira é uma arte ancestral e futura, é a expressão viva da liberdade de um povo e deve ser praticada com reverência, merecendo de nossa parte respeito e atenção, transformando e preservando valores. Nosso trabalho, aponta para a necessidade de deixar a Capoeira livre para ser o que é. Para a Capoeira, assim como para  o camaleão, mudar é apenas preservar sua essência. As atividades da Escola do Mestre Chuvisco, estão fundamentadas em alguns ensinamentos do Mestre Bimba e  do Mestre Pastinha , no que diz respeito à Capoeira Regional, e da Capoeira  Angola, os quais unem-se para serem considerados como um todo: uma unidade em evolução. Assim, os fundamentos da Capoeira se expressam na preservação da sua tradição, na evolução técnica, no cuidado e no zelo da confecção dos instrumentos e uniformes, no aprimoramento técnico, no respeito mútuo ao trabalho básico do aprendizado, no domínio da coordenação motora, na rapidez de raciocínio, na musicalidade, na neutralização dos ataques por meio de esquivas, na velocidade, na eficiência, no equilíbrio psicológico e na união dos seus  componentes dentre outros. A organização  fundada  pelo  Mestre Chuvisco, com sede em Ilhéus-Bahia-Brasil.,  desenvolveu uma filosofia e metodologia para o ensino da Capoeira seguindo os conceitos inovadores . A sua concepção para a Escola do Mestre Chuvisco é de uma associação que evolua e se adapte às mudanças da sociedade, sem perder as referências do passado e de sua história. Uma organização que promova a Capoeira, para que ela expresse seu potencial como uma arte internacionalmente respeitada, mantendo sua dignidade, caráter, história e tradições. A Escola do Mestre Chuvisco é dirigida pelo Mestre Chuvisco e sua esposa Professora Railda Barreto.   
Visando  contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso, buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.

Com o objetivo de fomentar e promover a Capoeira e a cultura brasileira usando-as como um importante veículo de integração social e desenvolvimento pessoal. É parte de nossa filosofia, divulgar nossa cultura para todos os grupos sociais, mantendo vivas nossas raízes filosóficas.   

Um comentário: